segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Relato das atividades realizadas na CE Perseverança V - 02 / agosto / 2010

Relatório de Encontros com o IPESA 2010


Entre morros, ruas, concretos, casas de vários tipos, encontramos aqui na creche Perseverança V, um espaço verde tão almejado por tantos. E é aqui entre árvores, pássaros e crianças que o IPESA nos proporcionou a possibilidade do encontro de pessoas dispostas a aprender, acrescentar e multiplicar conhecimentos na tentativa de mudarmos nossos atos em relação à natureza e a humanidade.
E como estamos tentando fazer isso?
É ai que percebemos a importância de pessoas capacitadas e interessadas na mudança de ações que protegem o meio ambiente, ações essas que devem estar no nosso dia a dia e que com muita disposição e ajuda, estamos implantando aqui na creche. Um exemplo disso é a nossa horta que no ano passado começou um tanto tímida, e hoje já está maior e com muitas mãos e mãozinhas a “cativa-lá”.
Pensando nessas transformações, é que escolhemos quatro encontros da nossa parada pedagógica onde todos os funcionários (cozinha e limpeza), ADIs, professores,pais, assim como a comunidade e a escola convidada E.M Hadock Lobo, que não possui espaço para o cultivo de horta, a fazerem trocas de experiências e participarem do nosso belo projeto; Projeto que na verdade já flui para outros desafios, como um terrário, composteira e minhocário, que estão sendo elaborados através de pesquisas viabilizando assim o envolvimento das crianças, contemplando-as com a interdisciplinaridade e a possibilidade de enriquecer sua vida escolar e social, pois assim se tornarão multiplicadores de vivencias pensando em um possível futuro melhor.
E um pouco deste futuro já foi vivenciado no estudo de campo em Ibiúna como relata a professora Vanessa “Na caminhada pelo meio da mata fechada, alguns buracos e tropeções, fizeram parte do caminho, que foi super agradável com uma vista maravilhosa desenhada por Deus”.

Já a professora Leandra nos conta que: “nesse estudo de campo, podemos então compreender a importância de se preservar os recursos que a natureza oferece”.
E a nossa técnica de enfermagem Maria Aparecida nos diz que “Toda esta vivencia a fez ter a percepção de que podemos ser extraordinários vivendo em um universo divino”.

A professora Fabiola nos diz que: “O conhecimento adquirido foi grande, mudou bastante a minha visão e preocupação com os alimentos e toda importância das mudanças que precisamos acreditar e possibilitar”.

E assim podemos observar o quanto é importante o envolvimento de todos para que se adotem práticas ambientais conscientes e responsáveis, a fim de diminuirmos ao menos um pouco o sofrimento de um planeta cansado e saturado de tanto retirarmos suas riquezas que nos alimentam e nos tornam prósperos sem nos pedir muito em troca.


Abraços, Perseverança V.

Nenhum comentário:

Postar um comentário