segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Aprendendo cada vez mais... (Por EM Ildefonço) - 02 / agosto / 2010

Aprendendo cada vez mais... Relato da Equipe da EM Ildefonço Emiliano de Brito

“Através do Estudo de Campo tivemos a oportunidade de assimilar muitos conceitos ambientais que outrora não sabíamos ou só ouvíamos falar.
Perceber o quanto é importante consumir produtos orgânicos apesar de o custo ser maior, há um aumento da qualidade de vida das pessoas, pois não são usados agrotóxicos, além da diferença no sabor que é incomparável.
No mundo onde tudo gira em torno da tecnologia, na Fazenda Morros Verdes, tudo é produzido “artesanalmente” sem muito maquinário, utilizando recursos da própria natureza, como o processo de adubação verde, o banheiro seco que tem por finalidade não contaminar o solo e usar os resíduos na compostagem. Sem contar, que foi utilizado por professores da escola que relataram que não tinha odor nenhum, (aliás, era muito limpo) e a descarga era feita com uma jarrinha (medida) de serragem.
Através da Permacultura percebemos como criar meios sustentáveis de preservar a natureza, como por exemplo, a Palmeira que ao invés de cortar a árvore para retirar o palmito, deixa–a no mesmo lugar e só colhe os frutos – a Jussara que é utilizada na culinária para fazer sucos, bolos, diversos pratos além de ter vários nutrientes.
Após recebermos informações sobre como fazer uma horta Mandala, fizemos isso na prática, plantamos alguns tipos de ervas medicinais, num pequeno espaço, mostrando assim que não precisamos de grandes extensões de solo para o plantio, reaproveitamos o capim (para a cobertura morta) além de troncos que nos auxiliaram na formação da mandala, soubemos das curiosidades do CHACRAS e suas boas energias para a vitalização das plantas.
Acreditamos que a essência deste estudo que fizemos na Fazenda Morros Verdes está no Modo de Produção Agrícola realizado de maneira simples, mas que nos traz grandes benefícios, mudando nossos hábitos alimentares que podem até nos levar a longevidade com muita saúde!!!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário