Em um tempo não muito distante os nossos vizinhoa eram os nossos amigos, freqüentávamos as casas uns dos outros, fazíamos lanches da tarde, as crianças brincavam umas nas casas das outras, ou até mesmo na rua, crianças mais velhas com crianças mais novas sobre a supervisão sempre de uma ou mais mães que no intervalo de seus afazeres domésticos vinham para dar aquela espiada e sempre haviam uma delas que realizavam aquele lanchinho para toda a garotada, ou era pipoca, ou era gelatina, ou ás vezes até o bolo da tarde.
Disse me disse, fofocas entre vizinhas é lógico que existiam, mas tudo era deixado de lado em caso de alguma dificuldade, o nosso vizinho estava ali para ser solidário, que fosse somente para emprestar até mesmo uma mera xícara de açúcar.
Estes são tempos passados, na correria das nossas vidas muitas vezes mal sabemos quem mora ao nosso lado. Qual o seu nome, suas alegrias, dificuldades e desejos? Não temos mais tempo para tais gentilezas.
Vivemos isolados e sozinhos.
Com o desejo de quebrar esse isolamento e de conscientizarem os seus alunos sobre a importância da mudança de hábitos para a preservação da natureza que duas escolas se uniram para realizarem os seus projetos de Educação Ambiental.
O convite surgiu por parte da Creche Perseverança V que atende crianças da Educação Infantil e participa do Programa Rede Escolas Ecológicas.
O Perseverança convidou a equipe pedagógica da escola vizinha EM Prof. Roberto Jorge Haddock Lobo Netto que atende crianças da Educação Fundamental I, para os encontros realizados pelo Programa. Abriu seu quintal para que os alunos do EM Haddock e sua equipe pedagógica utilizassem o espaço para a realização de atividades de Educação Ambiental.
A EM Haddock estava desenvolvendo um projeto de Educação ambiental tendo como tema o SOLO e a ÁGUA, mas a falta de espaço físico no seu dia-a-dia impossibilitava a experiência da sala de aula ao ar livre, fundamental para a prática ambiental.
Contrapondo a realidade da sua vizinha a Creche Perseverança V, tem dentro de sua unidade um grande espaço verde, com: horta, pomar, bosque, parquinhos.
A primeira visita da EM Haddock, foi realizada no dia 02 de setembro com as crianças do 3ºano C que estavam animadíssimas. Para algumas crianças foi um momento de novidades e para outras um momento de reencontro cheio de lembranças. As professoras do EM. Haddock trabalharam com antecedência os combinados ( regras) com a classe de como se comportarem na escola vizinha.
Por meio de desenhos e textos elaborados pelos alunos as professoras do EM Haddock realizaram um diagnóstico sobre o espaço físico da sua unidade escolar e em um segundo momento foi trabalhado as expectativas dos alunos de como seria o espaço da Creche Perseverança.
Começamos as atividades com uma roda de conversa onde vários assuntos foram tratados, como:
"- Por quê estamos visitando a Creche Perseverança?"
E todos colocaram:
"- Plantar na horta!"
O que deu origem a outra pergunta:
"- O que é necessário para o plantio?"
E todos colocaram:
" - Terra e água."
Nos canteiros, por meio de ações práticas temas como: as condições do solo, formas de plantio, controle de pragas e a importância da cobertura vegetal para a proteção do solo, foram sendo desenvolvidos.
Partimos para conhecer o Minhocário.
Momento de total "frenezi" entre as crianças. Questionaram sobre o que elas comiam? Como viviam?
Foram perguntas chaves para explicar sobre o sistema biológico da minhoca e a produção de húmus.
Importante citar que em todos os momentos sempre tivemos a colaboração de um ou outro pequenino(a) do Perseverança que participava da aula tanto sobre a horta quanto sobre o minhocário expondo os seus conhecimentos.
As crianças do EM. Haddock trouxeram uma muda de Manacá que foi plantado no Bosque para presentear a Creche Perseverança e apresentaram um poema tendo como tema "A NATUREZA", elaborado pelas próprias crianças.
Para terminar o dia nada como um delicioso lanchinho para selar essa parceria e amizade realizada por ambas as unidades escolares vizinhas. Colaborando por uma sociedade mais cooperativa e humana , reestabelecendo antigos gestos de gentileza e conscientizando sobre a importância da preservação da natureza para um mundo melhor.
E esse foi só o 1º encontro.....
Nenhum comentário:
Postar um comentário